1º Dia
Miranda Castro
Com Luiza Brunet no casting, a designer de jóias, Miranda Castro, esse ano inova com a coleção trazendo jóias para as pequeninas. A coleção Almas Gêmeas traz argolas, pulseiras e gargantilhas cravejadas em pavê de brilhantes em ouro branco, negro, rosé e amarelo.
Com Luiza Brunet no casting, a designer de jóias, Miranda Castro, esse ano inova com a coleção trazendo jóias para as pequeninas. A coleção Almas Gêmeas traz argolas, pulseiras e gargantilhas cravejadas em pavê de brilhantes em ouro branco, negro, rosé e amarelo.
As crianças também roubaram a atenção ao desfilarem a coleção Sofia (o mesmo nome da filha da designer) com tiaras, grampos de cabelo, anéis e colares, com formas de flores e animais. As filhas do governador do DF desfilaram gargantilhas delicadas. As presilhas e grampos infantis vinham decoradas com flores e borboletas.
Vorix Menswear
Pela primeira vez nas passarelas, a marca que acaba de chegar em BrasÃlia traz no casting clientes da loja e seus filhos, empresários e amigos de Voriques Oliveira.
Marcas de luxo compuseram os looks dos modelos, tais como Penguin, Dudalina, Individual e Gola. Sem esquecer, dos óculos aviator da Carrera que marcaram presença no styling. A trilha escolhida pelo próprio Voriques foi um tango argentino que ele ouviu bastante em suas recentes viagens ao paÃs vizinho.
Romildo Nascimento
As rendas e os decotes tomaram conta da coleção do estilista, que esse ano volta a fazer uma coleção total masculina. Com o tema de ‘A extinção dos cromossomos Y’, o branco predominou nos looks, tons de rosa, pele e pastéis também fizeram parte da coleção. Recheado de modelagens femininas, o estilista apostou na alfaiataria e das jóias que embalaram os modelos.
Ermenegildo Zegna
A marca italiana, mais uma vez em BrasÃlia, traz para o verão ternos em lã e ceda e tons variados de azul. Par o desfile o estilista trouxe abotoamento duplo e alguns ternos em risca de giz. Alguns looks vinham num toque contemporâneo graças à s bolsas em couro que os modelos carregavam. Despojando tudo, um dos looks veio com uma bermuda com uma estampa floral, total surfista, completando um pouco de estilo mais jovem que o estilista trouxe para o desfile.
2º Dia
Camila Prado
Investindo na estamparia, a veterana no CFW traz a coleção baseada nas pinturas de camuflagem dos navios da 1ª Guerra Mundial, conhecida como Razzle Dazzle. Essas pinturas poderiam ser vistas também na maquiagem das 14 modelos que desfilaram com o look.
Summershop
Com referências japonesas, russas e orientais, a marca que ficou um ano ausente do CFW, volta com sungas de várias modelagens, roupas não só de praia, mas para passeio com estampas de bichos e com materiais com lycra, tactel e renda. Os vestidos, saias, leggings, sugas, maiôs e biquÃnis vinham com os 32 modelos masculinos e femininos.
Lua Morena
A coleção que desfilou junto com a Summershop trouxe looks mais elaborados. Estampas de capim dourado do deserto do Jalapão, em Tocantins e uma cartela de cores com referências na vegetação.
Alessa para Netas de Antonia
A marca carioca veio a BrasÃlia para o evento e trouxe estampas que estavam no preview de 2011. A estilista afirmou que essa coleção veio pronta para uso e no dia seguinte ao desfile já estaria na loja Netas de Antonia que em BrasÃlia se encontra no Shopping Iguatemi. Os tecidos usados foram seda, musselini, tule, crepe de seda e cetim numa modelagem com mangas fartas. A cartela de cores veio composta dos tons de pedras preciosas como verde, amarelo, azul , roxo laranja e rosa.
3º Dia
Ana Paula Osório
Uma das minhas favoritas coleções e uma das mais lindas, também. Ana Paula Osório traz para as passarelas “Nau”, uma coleção totalmente voltada para as referências náuticas. Na cartela de cores tÃnhamos o nude, branco, azul, azul-náutico, turquesa e amarelo, nas estampas além de desenhos marÃtimos (navios, âncoras), as carrancas tÃpicas de embarcações antigas. Batas, calças saruel, camisas e bermudas compuseram a coleção que esse ano, vem para os pequenos que na passarela seguravam barquinhos do artesanato paraense.
Sann Marcuccy
Na ausência de cor, o estilista escolheu o branco para expressar a admiração pelo pintor catalão Joan Miró e com os volumes quis dar tridimensionalidade às obras.
Os tecidos eram tule, veludo 100% algodão, seda, cristal e plumas de avestruz. Na modelagem, os drapeados escondem e realçam a sensualidade desejada pelo estilista. A cintura marcada é uma constante bem como o comprimento curtÃssimo. Formas orgânicas são propostas em peças como capas, coletes e paletós que se movimentam em compasso com o andar. A linha feminina traz shorts, camisas, microssaias e mini vestidos. Os objetos de desejo foram o colete e a minissaia em plumas de avestruz com cós em cristal. A linha masculina apresentou camisas fitness com detalhes em fitas e também em nervuras. O caimento reto das calças mostrava a silhueta de forma discreta.
Collezione Vintage d’Itália - Anos 50 a 80
A convite da Embaixada da Itália, a jornalista e historiadora Mara Parmegiani, trouxe para o CFW 24 vestidos de sua coleção de mestres da moda italiana. Os vestidos de festa vieram em seda, organza, veludo de seda, cetim devoré, tafetá, chamalote e renda. A presença dos bordados reforça a idéia que vestidos carregam brilho. Muitas peças eram completamente bordadas em paetês, miçangas ou canutilhos. O cabelo e Maquiagem também eram tÃpicos da época. Os sapatos também eram italianos, todos da loja Agiafatto.
IESB
Encerrando a nona edição do CFW, os alunos de design de moda, trouxeram para o evento trabalhos mais artÃsticos. Os temas variaram como ‘Chiarouscuro’ remetendo o barroco francês em tons de preto vermelho azul e na maioria dos looks veio o tafetá. ‘2060’ era a coleção futrista de uma dupla de alunos que trouxe o branco, o cÃtrico, o neon e o flúor para o desfile. Cetim, seda, musseline e organza vieram na coleção ‘EgÃpcia, mas nem tanto’ com referências gregas que fora embalado por música eletrônica grega. Os looks da coelçao ‘Elisabeth, a guerreira’, trouxe o bege, o azul, preto, branco e tons de cinza e como acessório principal, a pérola. O ‘Plasticismo casual’ trouxe a moda fitness com tons de verde-limão, branco, azul e um toque de preto. Tecidos de nylon, neoprene, sungas coletes e tela. Finalizando o desfile, veio ‘O doce mundo do doce’, a coleção inspirada no Macaron, tÃpico doce parisiense, voltado para modelos ‘plus size’. Peças coloridÃssimas, babados, sobreposições, cintura marcada e tranças laterais para os rostos das modelos que foram aplaudidas durante todo o desfile.
*Clique nas imagens para ampliar